PROJETO PIQUENIQUE LITERÁRIO
PROFESSORA: JATEANE SEVERINO SANTOS DE
CARVALHO
LÍNGUA PORTUGUESA
O leitor que mais admiro é aquele que não chegou ate a presente linha. Neste momento já interrompeu a leitura e esta continuando a viagem por conta própria. MARIO QUINTANA.
JUSTIFICATIVA:
A
construção da linguagem escrita na criança faz parte de seu processo geral,
dar-se com um trabalho contínuo de elaboração cognitiva por meio de inserção
sociais, orais vinculando os conteúdos conceituais, atitudinais, procedimentais
e factuais. A prática de leitura se faz presente em nossas vidas desde o
momento em que começamos a compreender o mundo à nossa volta, baseando nos
quatro pilares da Educação: Aprender a Conhecer, Aprender a Ser, Aprender a
Conviver, Aprender s Fazer e Aprender a Ser. A leitura é um dos meios mais
importantes para a construção de novas aprendizagens de ideias e ações, permite
ampliar conhecimentos, dinamizar o raciocínio e a interpretação.
É
importante que o trabalho com textos literários esteja incorporado às práticas
cotidianas da sala de aula, pois trata de uma forma específica de conhecimento.
De acordo com os PCNs, o trabalho com leitura tem como finalidade a formação de
escritores, pois a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na
prática de leitura, espalho de construção da intertextualidade e fonte de
referências modalizadoras. Dessa forma, este projeto tem como finalidade
desenvolver a prática de leitura, interpretação implícita, criatividade,
criticidade, releitura e incentivar o gosto e a paixão dos estudantes e
contribuir com o desenvolvimento do processo de aprendizagem.
PÚBLICO
ALVO:
Alunos
do 6º Ano e 7º Ano
PROBLEMATIZAÇÃO:
Conforme realização do presente
projeto para melhorar o desempenho na trajetória acadêmica, ajudará o aluno na
leitura, escrita e socialização da turma.
OBJETIVO:
Favorecer aos estudantes o contato com
obras literárias, a fim de despertar o interesse e a curiosidade pelo universo
escrito e visual dos suportes da escrita, podendo manuseá-los, admirar imagens,
relacionar escrita e ilustrações, manifestar sentimentos, ideias, desenvolver o
hábito de leitura, criticidade, interpretação e contribuir com o êxito escolar.
METODOLOGIA:
•
Conhecer a Biografia
•
Leitura de livros de literatura Infanto-juvenil
•
Apresentação de diversos gêneros textuais
•
Socialização de histórias
•
Dramatização
•
Palestra sobre a conservação de livros
• Reprodução de livros lidos
•
Interpretação oral e escrita
•
Fichamento de obras literárias
•
Declamações de poesias, poemas e música
•
Ilustrações, dobraduras recortes e colagens
•
Contação de histórias
•
Visita a biblioteca da escola
•
Reprodução de livros lidos;
•
As atividades desenvolvidas no decorrer do projeto serão expostas a escolar com
a realização de um piquenique no espaço arborizado da escola.
CRONOGRAMA:
A
cada final do Bimestre 2023
AVALIAÇÃO:
Ocorrerá ao longo do projeto sendo
processual e continuada, observando a participação, o interesse a criatividade
e criticidade dos estudantes diante das atividades proposta; bem como o
aprimoramento da interpretação e capacidade de reconto das leituras de gêneros
diversos. É importante levar em consideração que a participação de ser
dimensionada a partir dos limites de possibilidades dos alunos e da
complexidade das situações vivenciada no decorrer do projeto piquenique.
CONCLUSÃO:
O projeto pretende colaborar para
melhoria do rendimento escolar dos estudantes, acreditando e apostando na
transformação individual. É fato que esse projeto visa nortear os diagnósticos
que se contemplam os êxitos e as particularidades, mas isso dever ser usado
como fator de complementação de mudanças e atitudes. Sendo assim, o resultado
será visto como um processo gradativo. Nesta perspectiva o projeto Piquenique
Literário permeia a contribuir para a implementação de novas ideias, novas
práticas e diferentes olhares para com a educação.
REFERÊNCIAS:
CARDOSO,
Giane Carrera &Pelozo, Rita de Cassia Borguetti. A importância da leitura
na formação do indivíduo. Ed. FAFF. Revista Científica Eletrônica da Pedagogia
da Faculdade de Ciências Humanas de Garça. Ano V – Nº 09, Janeiro 2007,
Garça/SP