TURMA DO 6 ANO VIVÊNCIA O SABOR DA LITERATURA NO PROJETO PIQUENIQUE LITERÁRIO

 PROJETO PIQUENIQUE LITERÁRIO



PROFESSORA: JATEANE SEVERINO SANTOS DE CARVALHO

LÍNGUA PORTUGUESA

                                       

 O leitor que mais admiro é aquele que não chegou ate a presente linha. Neste momento já interrompeu a leitura e esta continuando a viagem por conta própria. MARIO QUINTANA.

JUSTIFICATIVA:

                                         A construção da linguagem escrita na criança faz parte de seu processo geral, dar-se com um trabalho contínuo de elaboração cognitiva por meio de inserção sociais, orais vinculando os conteúdos conceituais, atitudinais, procedimentais e factuais. A prática de leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a compreender o mundo à nossa volta, baseando nos quatro pilares da Educação: Aprender a Conhecer, Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender s Fazer e Aprender a Ser. A leitura é um dos meios mais importantes para a construção de novas aprendizagens de ideias e ações, permite ampliar conhecimentos, dinamizar o raciocínio e a interpretação.

                                         É importante que o trabalho com textos literários esteja incorporado às práticas cotidianas da sala de aula, pois trata de uma forma específica de conhecimento. De acordo com os PCNs, o trabalho com leitura tem como finalidade a formação de escritores, pois a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na prática de leitura, espalho de construção da intertextualidade e fonte de referências modalizadoras. Dessa forma, este projeto tem como finalidade desenvolver a prática de leitura, interpretação implícita, criatividade, criticidade, releitura e incentivar o gosto e a paixão dos estudantes e contribuir com o desenvolvimento do processo de aprendizagem.

PÚBLICO ALVO:

                                         Alunos do 6º Ano e 7º Ano

PROBLEMATIZAÇÃO:

Conforme realização do presente projeto para melhorar o desempenho na trajetória acadêmica, ajudará o aluno na leitura, escrita e socialização da turma.

OBJETIVO:

Favorecer aos estudantes o contato com obras literárias, a fim de despertar o interesse e a curiosidade pelo universo escrito e visual dos suportes da escrita, podendo manuseá-los, admirar imagens, relacionar escrita e ilustrações, manifestar sentimentos, ideias, desenvolver o hábito de leitura, criticidade, interpretação e contribuir com o êxito escolar.

METODOLOGIA:

• Conhecer a Biografia

• Leitura de livros de literatura Infanto-juvenil

• Apresentação de diversos gêneros textuais

• Socialização de histórias

• Dramatização

• Palestra sobre a conservação de livros

 • Reprodução de livros lidos

• Interpretação oral e escrita

• Fichamento de obras literárias

• Declamações de poesias, poemas e música

• Ilustrações, dobraduras recortes e colagens

• Contação de histórias

• Visita a biblioteca da escola

• Reprodução de livros lidos;

• As atividades desenvolvidas no decorrer do projeto serão expostas a escolar com a realização de um piquenique no espaço arborizado da escola.

CRONOGRAMA:

A cada final do Bimestre 2023

AVALIAÇÃO:

Ocorrerá ao longo do projeto sendo processual e continuada, observando a participação, o interesse a criatividade e criticidade dos estudantes diante das atividades proposta; bem como o aprimoramento da interpretação e capacidade de reconto das leituras de gêneros diversos. É importante levar em consideração que a participação de ser dimensionada a partir dos limites de possibilidades dos alunos e da complexidade das situações vivenciada no decorrer do projeto piquenique.

CONCLUSÃO:

O projeto pretende colaborar para melhoria do rendimento escolar dos estudantes, acreditando e apostando na transformação individual. É fato que esse projeto visa nortear os diagnósticos que se contemplam os êxitos e as particularidades, mas isso dever ser usado como fator de complementação de mudanças e atitudes. Sendo assim, o resultado será visto como um processo gradativo. Nesta perspectiva o projeto Piquenique Literário permeia a contribuir para a implementação de novas ideias, novas práticas e diferentes olhares para com a educação.

REFERÊNCIAS:

CARDOSO, Giane Carrera &Pelozo, Rita de Cassia Borguetti. A importância da leitura na formação do indivíduo. Ed. FAFF. Revista Científica Eletrônica da Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas de Garça. Ano V – Nº 09, Janeiro 2007, Garça/SP