CONFIRA OS REGISTROS DA NOSSA 1° AULA DE CAMPO DO ANO: Visita ao Recife com estudantes do 6° e 7° Ano

 Na última terça feira (16/05) alunos do 6° e 7° estiveram em Recife participando uma aula de campo inesquecível!!! 



Organizados e acompanhados pelo professor Edval (Coordenador pedagógico) e pelos professores Camila (Geografia), João Claudio (História), Jonathan (Filosofia) e Ayrton (Matemática) os estudantes visitaram inicialmente o Parque Dois Irmãos e o Museu do homem do Nordeste. Confira os detalhes:

Parque Zoológico de Dois Irmãos 

O grupo chegou ao parque por volta das 10 da manhã bastante entusiasmado. Divididos em subgrupos de 5 aluno receberam um questionário para responderem ao longo da aula. Em nossa primeira parada os alunos puderem observar de perto as características da vegetação da mata atlântica e conhecer melhor sobre a história da região anteriormente ocupada por engenhos de açúcar. Também puderam refletir sobre os impactos da colonização e ocupação portuguesa no território, sobre meio ambiente,a fauna regional, reciclagem, preservação e os argumentos éticos em relação à existência atual de zoológicos. A participação foi atenta e gerou muitos questionamentos e interações bacanas com os professores sobre o conteúdo. 















Museu do Homem do Nordeste
Após a pausa para o almoço foi a vez da visitação ao Museu do homem do Nordeste. O acervo que originalmente pertencia a três museus diferentes que foram fundidos em 1979, está abrigado em um belíssimo prédio de características modernas e conta com peças que transforma esse museu em um lugar de memória privilegiado para entender as identidades, as culturas e as sociabilidades que formam a população nordestina.  Em uma visita muito significativa muitos dos nossos alunos tiveram contato direto pela primeira vez com conceitos teóricos importantes e encheram os mediadores do museu de perguntas. 





































Nossa proposta aqui era a de observar as contribuições e formulações das tradições indígenas, africanas e europeias na formação, criação e recriação das festas, das danças, dos sabores e das religiosidades que compõem o Nordeste. Os nossos alunos tambem puderam observar e refletir sobre problemas urgentes e atuais como intolerancia religiosa, racismo, luta pela terra e economia. Uma aula encantadora. O saldo foi bastante positivo!

Confira algumas das tantas peças que chamaram atenção dos nosso alunos:


















Já estamos de olho na próxima!