CONQUISTA INÉDITA NA OLIMPÍADA DE CARTOGRAFIA- OBRAC

 


A equipe de estudantes orientada pela professora Camila, da disciplina de Geografia, tem se empenhado ao máximo para alcançar um resultado inédito na Olimpíada de Cartografia. A conquista da segunda fase da competição veio como uma grande surpresa para todos, já que foi a primeira vez que a equipe alcançou tal marca. 

Desejamos que a equipe continue seguindo o mesmo caminho e que consiga alcançar as próximas fases com o mesmo sucesso. Estamos orgulhosos de ver que a dedicação tem sido recompensada de maneira tão significativa. Desejamos toda a sorte aos estudantes e à professora Camila.

Informações sobre a Olimpíada:

A Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) envolve as ciências da informação geoespacial, é uma olimpíada científica nacional inovadora, onde grande parte das atividades são realizadas à distância, por meio da plataforma de ensino Moodle. É realizada em equipes, cada equipe é composta por 4 alunos e um professor (o chefe da equipe). O objetivo principal da OBRAC é divulgar a Ciência Cartográfica, fundamental e estratégica para o país, e despertar nos estudantes a curiosidade e o interesse pela Cartografia com foco no conhecimento espacial para cidadania, com proposições de atividades desafiantes que estimulam o aprendizado e também, prover aos professores conhecimentos e ferramentas inovadoras para o ensino dinâmico e participativo em áreas que abrangem o conteúdo cartográfico, como geografia, história e matemática. A OBRAC tem participação de todos os estados brasileiros e o DF e é voltada para alunos do Ensino Médio e 9o ano do Ensino Fundamental, das escolas da rede pública e privada, sendo executada em Etapas e Fases. Nestas, as equipes avançam conforme seus desempenhos, como é descrito no Regulamento.

A Cartografia, com seu método científico, expressa fatos e fenômenos relacionados as diversas área do conhecimento. A elaboração de mapas tem compromisso social e político pois espacializam questões, temas e relações físicas e humanas presentes na sociedade e no recorte espacial envolvido nas atividades propostas.
A OBRAC proporciona um desafio do conhecimento geoespacial, mas o trabalho em equipe promove outros aprendizados, exige o convívio e a prática de compartilhar e de saber respeitar a opinião do outro. As experiências vividas pelas equipes vão além do conteúdo cartográfico, contribuem no desenvolvimento da capacidade de debater e tomar decisões em prol de um objetivo e também em prol de ações cidadãs.

fonte: http://olimpiadadecartografia.uff.br/sobre-obrac/

resultados da classificação: