Hoje, os estudantes do 6 ano
do Ensino Fundamental dos Anos Finais tiveram a oportunidade de participar de
um projeto muito especial. A tarefa era apresentar para diversas turmas da
escola sobre matriz energética, utilizando maquetes como recurso visual.
Tudo começou com uma pesquisa
abrangente sobre diferentes fontes de energia, incluindo hidrelétrica, solar,
eólica, nuclear, entre outras. Os alunos se dedicaram a estudar cada uma delas,
entendendo seus princípios de funcionamento e impactos no meio ambiente.
A iniciativa partiu da
professora de Geografia (Camila), que viu na temática uma excelente oportunidade
de estimular a curiosidade e a aprendizagem significativa dos estudantes. Ela
incentivou os alunos a irem além dos livros e buscarem informações em fontes
confiáveis, como artigos científicos e reportagens.
Com todo o conhecimento
adquirido, chegou o momento de colocar a criatividade em prática. Os estudantes
se empenharam em criar maquetes realistas e detalhadas, que representassem cada
tipo de matriz energética. Utilizaram materiais recicláveis, como papelão,
garrafas plásticas e palitos de sorvete, dando um toque sustentável às suas
criações.
A apresentação das maquetes
para as diversas turmas foi um sucesso. Os estudantes mostraram-se seguros e
entusiasmados ao explicar cada fonte de energia representada em suas maquetes.
Utilizaram uma linguagem acessível, adaptada para cada faixa etária, de forma a
garantir que todos compreendessem a importância da matriz energética na
sociedade atual.
Além de transmitir
conhecimento, essa atividade proporcionou aos alunos um aprendizado muito mais
profundo e significativo. Eles puderam perceber a importância de diversificar
as fontes de energia, levando em consideração os impactos ambientais e a
escassez de recursos naturais. Através da pesquisa, da criatividade e do
incentivo da professora, eles se tornaram protagonistas do próprio aprendizado.